quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sugestões de outra capa para o livro de Eva Furnari

Sugestões de outra capa para o livro de Eva Furnari: Lolo Barnabé

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Palestra Micro-organismo - Anisio Oliveira Riccioppo










Fotos dos alunos com a nutricionista Renata Beraldo

Como podemos ter uma alimentação saudável?

Como podemos ter uma alimentação saudável?

Para nos ajudar com coleta de dados para responder uma das questões do nosso Projeto de Classe “Uma vida saudável para um mundo melhor” na pergunta como podemos ter uma alimentação saudável, convidamos a nutricionista Renata Beraldo.

Renata construiu um cardápio junto com os alunos do 3º ano A, como sugestão de uma alimentação saudável. Renata também fez intervenções nos cardápios realizados pelas duplas de alunos nas aulas de informática.

Renata passou as seguintes informações:

Carboidrato dá energia para o corpo.
É preciso tomar café da manhã para vir estudar e ter energia para aprender.
Só temos movimento porque nos alimentamos, caso contrário não se tem vida.
Você come não é só para matar a fome. É para dar nutrientes ao corpo. Por isso, precisamos ter uma alimentação saudável.
Alimentos que contém fibras ajudam à digestão.
Ingerir gordura é necessário ao corpo, mas não pode ser em excesso.
A proteína é importante para os músculos.
A água é necessária para levar os nutrientes ao corpo.
Não se deve beber enquanto está se alimentando e nem quando termina de comer. Deve-se esperar 10 minutos após a refeição para o corpo poder absorver os nutrientes.
Os dentes são importantes para mastigarmos muito bem porque já estamos começando a fazer a digestão pela mastigação.
Se eu faço uma alimentação saudável, equilibrada todos os dias, posso comer um doce na festa ou beber um refrigerante...
O refrigerante não é um alimento, é um prazer. Ele não tem nutriente.
Não podemos ficar muito tempo sem comer senão ficamos sem energia. No café da manhã precisa ter um pãozinho, leite, queijo, frutas.
No lanche da escola podem-se comer frutas, como banana, morango e laranja.
É preciso comer alimentos diferentes. Não se pode comer sempre o mesmo alimento para ter variedade de nutrientes.
Arroz com feijão se combina e são ricos em nutrientes (carboidrato e proteína).
O iogurte não pode ser sobremesa, pois ele atrapalha a absorção dos nutrientes do almoço ou jantar Deve ser ingerido nos intervalos.
O leite materno é o mais completo de nutrientes e a verdura verde escura (couve) é a que mais se aproxima do leite materno.
Não devemos comer com fome e exagerar, mas devemos ter uma alimentação leve.
Uma única refeição tem que ser colorida para que tenha o maior número de nutrientes possível.
O abacaxi e o mamão são ricos em fibras que ajudam na digestão.
O miolo do abacaxi é rico em manganês que fixa o cálcio no nosso corpo.
A uva tem quantidade de açúcar suficiente para dar energia. É ótima para o lanche da tarde.
A cenoura tem vitamina A e C.
É bom tomar suco sem conservantes.
Pode-se usar um alimento no almoço e comer novamente no jantar, ou ainda, transformá-lo em outra comida, com uma variação da receita.
Azeite é uma gordura boa que deve estar no almoço e no jantar.
Quando dormimos, crescemos.
Fast food tem opções boas como o yakissoba.
A pizza mais saudável é a de brócolis.
Comer demais não é se alimentar bem..

Com as sugestões e informações da Renata Beraldo, fizemos juntos um cardápio com alternativas para uma semana. Este cardápio encontra-se no site da Escola Comunitária de Campinas.

Fonte : Nutricionista Renata Beraldo




Cardápio sugerido pela nutricionista








Fotos com a Nutricionista Renata Beraldo





Queridos alunos e alunas !!



Alimentação Mundial

Após a palestra da Historiadora Fabiana Ezarchi na qual discutimos o programa do governo do Brasil Fome Zero, vimos um Power Point no Laboratório de Informática sobre a alimentação mundial e os alunos tiveram a oportunidade de:

• analisar o consumo de uma semana de famílias em diversos países considerando a qualidade da alimentação (saudável ou não);
•Estimar o valor da despesa semanal convertendo em Real (calculando o dobro);
•Conhecer o nome da moeda em outros países;
•Localizar países no Mapa Mundi, observando limites e vizinhos;
•Comparar aspectos físicos com a alimentação do país;
•Observar a renda per capta do país através da alimentação.
Professora Malu

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Visita da pediatra Silvia Ratto

Para responder uma de nossas perguntas do Projeto de Classe “Uma vida saudável para um mundo melhor”, convidamos a pediatra Silvia Ratto, mãe do aluno Davi,
Ela esclareceu e informou sobre :

POR QUE SENTIMOS FOME E TEMOS NECESSIDADE DE COMER DETERMINADOS ALIMENTOS ?





Estudo do Meio - Fazenda Pereiras

Resposta do Senador Pedro Simon_Parte 1












Resposta do Senador Pedro Simon_Parte 2

Resposta do Senador Pedro Simon_Parte 3

Carta dos alunos do 3° ano A ao Senador Pedro Simon

Campinas, 22 de maio de 2009.

Prezado Senador Pedro Simon,

Somos alunos da Escola Comunitária de Campinas e estudamos no 3 º ano do Ensino Fundamental.
Soubemos que os alunos do Ensino Médio da nossa escola vão para um Estudo do Meio em Brasília e se encontrarão com o senhor para uma entrevista. Aproveitamos essa oportunidade para escrever-lhe contando sobre o nosso Projeto de Classe cujo tema é “Uma alimentação saudável para um mundo melhor.”
Tanto o senhor como nós temos uma preocupação com as pessoas que não têm alimentação saudável no Brasil, não é verdade?
Dentre várias atividades do nosso Projeto, assistimos a um filme em que vimos brasileiros alimentando-se do resto das feiras livres. Achamos que essa atitude até mata a fome da barriga, mas não mata a fome do bem- estar, da qualidade de vida e muito menos da dignidade.
Nossa ação para modificar um pouco essa situação da fome é a seguinte: faremos uma coleta de alimentos não perecíveis entre as nossas famílias para doarmos para famílias de baixa renda e que não têm direito ao Bolsa Família.
Como acreditamos que o governo do Brasil pode ajudar a população de baixa renda, gostaríamos de conhecer o seu Projeto para ajudar as pessoas a matarem a fome do bem-estar e da dignidade, já que o programa Fome Zero procura atender a fome da barriga.

Atenciosamente,

Alunos do 3º ano A, professoras Malu Brusse e Marissol Prezotto, da Escola Comunitária de Campinas.


P.S.: Gostaríamos de que, se possível, o senhor escrevesse numa linguagem compreensível por nós, crianças entre 7 e 9 anos.

Agradecimento a Pedro Simon_1

Agradecimento a Pedro Simon_2

Agradecimento a Pedro Simon_3

Agradecimento a Pedro Simon_4

Agradecimento a Pedro Simon_5

Agradecimento a Pedro Simon_6

Agradecimento a Pedro Simon_7

Agradecimento a Pedro Simon_8

Agradecimento a Pedro Simon_9

Agradecimento a Pedro Simon-10

Agradecimento a Pedro Simon_11

Agradecimento a Pedro Simon_12

Agradecimento a Pedro Simon_13

Agradecimento a Pedro Simon-14



Agradecimento a Pedro Simon_15

Agradecimento a Pedro Simon-16

Agradecimento a Pedro Simon_17

Agradecimento a Pedro Simon_18

Agradecimento a Pedro Simon_19

Agradecimento a Pedro Simon-20



Agradecimento a Pedro Simon-21



Agradecimento a Pedro Simon_22

Agradecimento a Pedro Simon_23

Agradecimento a Pedro Simon_24